segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cine Cachaça

A Cozinha Experimental marca presença no evento em homenagem ao poeta Roberto Piva, promovido pelo Cachaça Cine Clube, que acontece dia 20/10/2010 às 21 horas no histórico Cinema Odeon. Os poetas Heyk Pimenta e M.R.Mello farão intervenções poéticas em homenagem ao autor. Abaixo, a programação completa:
______________________
O Cachaça Cinema Clube promove mais uma sessão em homenagem ao poeta Roberto Piva. Desta vez, infelizmente, a homenagem será póstuma, diferente da sessão de 14 de fevereiro de 2007, quando o poeta ainda estava vivo, lúcido e combatente. Piva, que sofria de Mal de Parkinson e esteve internado por mais de 40 dias, faleceu no dia 03 de julho deste ano.
A sessão-homenagem contará com filmes sobre poesia, muita música e exposição de obras poéticas de autores independentes.

DESTAQUES
* O fazendeiro do ar, de 1974, apresenta o poeta Drummond falando de suas raízes mineiras e como prosaico passageiro do ônibus que o conduzia de sua casa, no Posto 6, ao centro da cidade para trabalhar como funcionário público.
* O anárquico Assaltaram a gramática, de 1984, antecipa a linguagem do videoclipe ao apresentar poetas marginais brasileiros de forma ficcional e performática.
* Em Inventário da rapina, de 1986, Raulino envereda pelo universo poético para retratar São Paulo ao som de belos e corrosivos poemas de Cláudio Willer, companheiro de toda vida de Roberto Piva.
* E finalizando a sessão, em Antes que eu me esqueça, poderemos assistir a câmera livre de Jairo retratar o próprio poeta recitando ao lado de Jorge Mautner e Nelson Jacobina em início de carreira, Roberto Bicelli e outros.

OS FILMES
* São Gabriel da Cachoeira - San Felipe, de Carlos Nader, 1998, 7'
Uma viagem com o poeta Waly Salomão à Cabeça do Cachorro, região onde o Brasil faz fronteira com a Colômbia, mas ninguém parece se importar.
* Meu nome é Paulo Leminski, de Cezar Migliorin, 2004, 5'
Embate entre pai e filho em torno de poesia de Paulo Leminski. "Tudo que eu faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo; mal rabisco, não dá mais para mudar nada, já é um clássico".
* Assaltaram a gramática, de Ana Maria Magalhães, 1984, 12'
Antecipando a linguagem do videoclipe, o documentário traça o perfil dos poetas Francisco Alvim, Paulo Leminski, Waly Salomão e Chacal por meio de poemas e textos expressivos, apresentando-os de forma ficcional e performática. O filme também homenageia a poeta Ana Cristina Cesar e tem como música original “Assaltaram a gramática”, de Lulu Santos e Waly Salomão, gravada especialmente para o filme.
* O fazendeiro do ar, de Fernando Sabino e David Neves, 1974, 10’
O filme apresenta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), mais carioca que itabirano, falando das raízes mineiras, admirando a vista da Pedra do Arpoador e brincando de se esconder entre as pilastras do Ministério da Educação – do qual foi chefe de gabinete do ministro Gustavo Capanema, na ditadura Vargas.
* Inventário da rapina, de Aloysio Raulino, 1986, 27'
Utilizando texto, relato e música do poeta Cláudio Willer, o filme registra impressões do Brasil dos anos 1980, podendo ser definido como um drama intimista patriótico.
* Antes que eu me esqueça, de Jairo Ferreira, 1977, 14'
Documentário realizado durante o lançamento do livro homônimo de Roberto Bicelli. Um filme importante e bastante expressivo não só pela presença marcante do estilo de Jairo ferreira, mas também pelo registro histórico de autores como Roberto Piva e Cláudio Willer entre outros, declamando poemas e de músicos como Jorge Mautner e Nelson Jacobina.

A FESTA
Após os filmes beberemos ao poeta com o apoio da Aguardente Claudionor, mineirinha eleita a terceira melhor do Brasil. Durante a festa, Roberto Piva também será homenageado. DJ H aproveita a informação de que o bardo era praticante do Catimbó, para inspirar-se musicalmente e convidar a cantora Karla da Silva. Ela irá representar a veia afro-ritualística de Piva, além de entoar cânticos D'Oxum e Ijexá e cantar músicas de seu repertório.
Na entrada do cinema Odeon Heyk Pimenta (http://heykpimenta.blogspot.com/), com a Editora Cozinha Experimental (http://editoracozinhaexperimental.blogspot.com/) farão intervenções poéticas em homenagem a Roberto Piva.

Para quem deseja conhecer ou rememorar a poesia de Roberto Piva, Paranóia, sua obra mais representativa, acaba de ser reeditada pelo Instituto Moreira Sales; e uma entrevista inédita foi publicada recentemente no site http://www.interzona.com.br/. Vale a pena também conferir a revista eletrônica dirigida por Floriano Martins & Claudio Willer, poetas e amigos de Roberto Piva: http://www.revista.agulha.nom.br/
Serviço:Cachaça Cinema Clube - Dia 20 de outubro de 2010. Cinema Odeon Petrobras, 21h. Praça Floriano, nº 7. Cinelândia. Preço: 12 Reais inteira, 6 Reais meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário