sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um homem sem importância

Alberto Salvá
O Brasil perdeu ontem um dos seus melhores homens e um dos seus maiores cineastas. Alberto Salvá dedicou a vida ao cinema brasileiro, mesmo depois de tantos revezes que o deixaram pobre e amargurado na velhice. 

A cultura no Brasil leva um coice com a morte desse homem. Mas a cultura no Brasil  não é mais do que a carcaça de um touro morto perdido no mato, onde apenas as moscas conseguem botar seus ovos.

Lembro do Salvá como um senhor carinhoso e sensível, que me estendeu a mão num momento difícil da vida, quando me mudei pro Rio sem trabalho e sem rumo. Fiz seu curso de roteiro pra cinema na esperança de não enlouquecer dos excessos tropicais, mas ganhei muito mais do que sanidade; ganhei um amigo e um exemplo de homem. Acho que os homens sem importância desse país se reconhecem. Alguns se abraçam. Obrigado por aquele abraço, Salvá.

Antes de conhecê-lo já tinha visto seu filme "Um Homem sem Importância", uma peça belíssima e com traços autobiográficos, onde o protagonista vivido por Oduvaldo Viana Filho - o Vianinha - perambula pela cidade em busca de um trabalho e de uma razão qualquer para a vida. É um dos filmes mais incrivelmente sensíveis já feitos no Brasil; das coisas mais bonitas que já vi na vida. Sinto muito que nosso país não valorize a sensibilidade como valoriza o futebol. Sinto muito que tão pouca gente tenha conhecido esse gênio, num país de 200 milhões de ignorantes e alguns poucos loucos solitários meio nietzscheanos, meio quixotescos.

Espero que os colegas cineastas e os meios de comunicação prestem as devidas homenagens a esse homem sem importância, morto entre baratas kafkianas e seres do subterrâneo. Espero que o sol do Rio não corroa a sombra por onde os gênios como Salvá sempre estiveram caminhando, com suas patas e pastas debaixo do braço, seus sorrisos doídos, suas cáries, seus projetos frustrados pela incompetência dos gestores culturais que pululam nessa pátria de moscas e chacais.

Saravá, Salvá. Saravá. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário