segunda-feira, 24 de novembro de 2014

POESIA E AÇÃO

Editora Cozinha Experimental no seminário Poesia e Ação, dia 28.11.2014.  

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em parceria com o Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro, Institut français e Parque Lage (OCA), realiza, de 26 a 28 de novembro, em sua sala de cursos, o seminário “Poesia e Ação”. O evento, com entrada franca, tem como foco o grupo Questions Théoriques. Coordenado por Carlito Azevedo, Flora Süssekind e Marion Naccache, o encontro se debruçará sobre o trabalho desse que é um dos grupos de escritores e intelectuais de atuação mais relevante na França nos últimos anos e reunirá, pela primeira vez no Brasil, os poetas e estudiosos Franck Leibovici (poeta, artista), Christophe Hanna (poeta, editor, pesquisador), Jean-Pierre Cometti (filósofo, tradutor e editor), Olivier Quintyn (poeta, editor, pesquisador), Anne-Laure Blusseau (editora), Stephane Berard (poeta, artista), Nathalie Quintane (poeta), Marc Audi (pesquisador) e David Burty (pesquisador). 


Tomando por base a (auto) conceituação do grupo enquanto “agência informal de amigos oriundos de diversas disciplinas” (filosofia política, estética, sociologia, critica literária) atuando no sentido de “pensar e agir de maneira a transformar os mecanismos cognitivos habituais (interpretação, compreensão), os processos críticos de subjetivação, a maneira pela qual se podem conceber formas de emancipação”, o seminário vai procurar focalizar não apenas a produção poética do grupo, mas, também, a sua maneira de operar com diversos suportes e formas de difusão cultural, as suas práticas editoriais, o modo como se confrontam, no trabalho de todos eles, campos diversos de conhecimento e modos artísticos distintos. 

A cada dia, orientarão as discussões tópicos distintos: “O que se entende por poesia quando se fala de poesia”, a relação entre “práxis social e práticas artísticas” e formas de atuação e estratégias editoriais no contexto contemporâneo.


:: 26 de novembro:

- De que falamos quando falamos de poesia?

Manhã:
9h30: Abertura
10h: Apresentação geral do seminário: Guillaume Pierre, Flora Süssekind, Carlito Azevedo, Marion Naccache.
10h15: "Socioescrituras" - Conferência de Christophe Hanna. 
11h15: "Poesia e Ação: por uma poesia intervencionista » - Conferência de Olivier Quintyn.


Tarde: Respostas à questão " De que falamos quando falamos de poesia ? ".
14h - Mesa 1:
Marilia Garcia, Franklin Dassie, Milton Machado, Eduardo Sterzi e Nathalie Quintane.

15h30 - Mesa 2:
Ernesto Neto, Paula Glenadel, Carlito Azevedo et Franck Leibovici.


:: 27 de novembro:

- A questão da ação

Manhã:
9h30: Apresentação geral dos trabalhos do dia.
10h: "Notícias da Aura " - conferência de Jean-Pierre Cometti.
11h: " As praticas de escritura que não dizem seu nome" - conferência de Franck Leibovici.

Tarde:
14h: Práticas Artisticas e Práxis Social 
Luiz Camillo Osório (Artes Visuais), Bárbara Szaniecki (Estética das ruas), Luiz Eduardo Soares (Estética e Política), Marc Audi (Sobre Joan Brossa), Marion Naccache (Sobre Bernard Heidsieck).
Mediação: Italo Moriconi.

16h: Arte como Experiência
- Veronica Stigger (Delirio de Damasco), Joana Cesar ("Pintura de Rua "), Fernando Codeço (" Vênus nos Espelhos "), Rafael Borges do Amaral (" A música e a invasão de Pinheirinho ") Stéphane Berard (" Relato de algumas experiências ").


:: 28 de novembro:

Manhã:
-Estratégias Editoriais

10h às 12h30: Sobre o "Questions Théoriques".

- Olivier Quintyn, Christophe Hanna, Anne-Laure Blusseau, Franck Leibovici, Jean-Pierre Cometti, Stéphane Bérard, David Burty (via skype).

Tarde:
14h: Independentes e Artesanais

- Manoel Ricardo de Lima (Sobre a Noa-Noa e outras experiências editoriais independentes), Jorge Viveiros e Isadora Travassos (7 letras), Anna Dantes (Pipa Livros, Lábia Gentil, Editora Dantes), Marcelo Reis de Mello e Germano Weiss (Cozinha Experimental), Luiza Leite e Tatiana Podlubny (Fada Inflada).
Mediação: Célia Pedrosa.

16h: Performances e leituras dos participantes.

Noite: "mini-ópera para não músicos", de franck leibovici.
21h no Parque Lage (OCA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário